Neutros de Carbono

A linguagem dos envelopes

Impressão

Texto, imagem e côr

A impressão é a linguagem do usuário ou cliente de uma fábrica de envelopes: texto, imagem e cor. Basta pensar num envelope de marketing directo ou, até, num envelope de extracto bancário: a diferença entre abri-lo ou deixa-lo depende da impressão.

Frente, verso e interior

A linguagem da impressão é falada pelo envelope no seu interior e, principalmente, no seu exterior, frente e verso. É obvio que o interior não pode imprimir-se com o envelope já confeccionado.

A impressão interior serve para dar opacidade ao papel e confidencialidade aos conteúdos do envelope, mas também promove a identidade do remetente com fundos personalizados. Para a impressão de envelopes há várias opções técnicas, com efeitos diferentes:

Offset ou flexografia

A impressão flexográfica, o tipo de impressão que incorporam as máquinas automáticas de envelopes, com tintas inócuas para o meio ambiente.

A impressão de qualidade Offset aplica-se aos envelopes já fabricados e, principalmente, como processo prévio de fabrico do envelope tanto a partir de papel como o de bobine. Em offset obtém-se os melhores resultados na impressão de quadricromias.

A impressão em offset de envelopes já confeccionados, tem limitações quanto aos formatos que podem ser impressos e ao número de cores, é o processo de personalização de envelopes mais rápido e adequado para quantidades pequenas.

Outras soluções de impressão

Há outros procedimentos de impressão de envelopes menos habituais: serigrafia, tipografia, estampagem em relevo, termogravado, esmaltado etc.

Quanto às tintas, há um grande leque para escolha, muitas das impressões específicas dum sistema de impressão: tintas à base de água, tintas gordurosas, metálicas, tintas de segurança, fluorescentes, polímeras de secado rápido, etc.

Mais informação: A linguagem dos envelopes

Índice de: Envelopes, Todo Um Mundo

Envelopes, Todo Um Mundo

Associações nacionais e internacionais, através dos seus organismos, publicações e congressos, são testemunhas da realidade e da evolução do mundo do envelope e dos seus fabricantes.

[Continúa]

A linguagem dos envelopes

Os envelopes falam

"Abre-me!" e "Responde!" são duas palavras mágicas que criativos e profissionais de Marketing tentam que digam os seus envelopes de envio ou de resposta.

[Continúa]