Neutros de Carbono

A linguagem dos envelopes

Tipo de gomado

Os tipos de gomado mantêm a integridade do envelope nos envios e garantem a confidencialidade do seu conteúdo. Aliás, cada tipo de gomado adapta-se a um tipo de correio e em alguns casos são imperativos técnicos das envelopadoras.

Várias soluções

O gomado normal, é o tradicional e o indicado para "mailings" que vão ser envelopados automaticamente, muito usado também para a correspondência particular.
O autocolante com fita, hoje muito comum, pela comodidade e simplicidade de uso, em correspondência administrativa. Autocolante e multicolante são duas cómodas soluções para os utilizadores; o multicolante, em particular, permite a reutilização do envelope, útil para o correio interno e para o franqueio económico.

Exigências distintas

Mas todos estes tipos de gomados têm umas exigências de conservação, pois o seu uso vai ser prolongado no tempo; as condições de armazenagem devem respeitar temperaturas entre 15 e 25 ºC e humidade relativa do ar entre o 40 e o 70%.

Adequar-se ao papel

Determinados papéis condicionam o tipo de cola a utilizar: os "cromáticos" e "tyvek", por exemplo, necessitam colas apropriadas para o gomado das palas laterais e fundo e para o fecho do envelope (autocolante com fita).

Serviço de segurança

Alguns tipos de gomado servem para detectar a abertura do envelope por terceiras pessoas: com o sistema "open plus" e o sistema "detector" pode ser comprovado se o envelope já foi aberto.

O "cordel e botão", recorrente nos Estados Unidos, mas pouco utilizado na Europa, são muito utilizados nos correios internos de seguimento, que passam por diferentes departamentos, onde o conteúdo se modifica ou muda

Mais informação: A linguagem dos envelopes

Índice de: Envelopes, Todo Um Mundo

Envelopes, Todo Um Mundo

Associações nacionais e internacionais, através dos seus organismos, publicações e congressos, são testemunhas da realidade e da evolução do mundo do envelope e dos seus fabricantes.

[Continúa]

A linguagem dos envelopes

Os envelopes falam

"Abre-me!" e "Responde!" são duas palavras mágicas que criativos e profissionais de Marketing tentam que digam os seus envelopes de envio ou de resposta.

[Continúa]